Você sente que seu dia não rende e fica cansada ou frustrada por não conseguir fazer todas as tarefas que planejou no dia? Ou ainda chega no fim do dia e sente que trabalhou muito, mas não concluiu nada?
Calma isso não acontece só com você!
Segundo Greg McKeown autor do livro O Essencialismo, pela primeira vez um número substancial e crescente de pessoas tem opção. E a sociedade esta totalmente despreparada para lidar com isso.
A quantidade de informação que rouba nossa atenção todos os dias, causa sobrecarga de informações e opiniões e isso reflete diretamente na sua produtividade.
Neste artigo, vou te mostrar com dicas praticas como se tornar mais produtiva em seu dia fazendo menos, porém melhor.
Hoje em dia, existe um sentimento coletivo de que todos nós deveríamos preencher todo nosso cronograma com tarefas, fazendo o máximo possível para expandir nossos horizontes e melhorar nossas vidas. Na era da abundância, sentimos como se precisássemos ter e fazer tudo o que aparece a nossa frente.
Contudo, essa atitude vai contra um fato incontestável: não podemos fazer tudo. Ao invés disso, o que deveríamos estar tentando fazer é pensar no que é essencial para nossa vida e para o nosso bem-estar, e nos comportar de acordo com isso.
O livro O essencialismo defende a ideia de fazer menos, porém melhor e para isso você precisa centralizar toda sua energia para um objetivo principal ao invés de fazer tudo de uma vez e não finalizar nada:
Por isso você acaba o dia com a sensação de que trabalho muito e não faz nada: está concentrando pouca energia em diversas coisas que na sua percepção são importantes e só dependem de você. Mas será que são mesmo?
Os essencialistas exploram e avaliam sistematicamente um grande conjunto de alternativas antes de se comprometer com alguma delas. Podemos escolher onde aplicar nosso tempo e energia, por isso aqui vai como fazer menos, porém melhor:
Eu faço aqui um planejamento semanal com tudo que preciso fazer durante a semana, logo depois tenho a verificação diária do que se encaixa em cada dia da semana.
Anote o que precisa fazer e se concentre uma tarefa de cada vez com base na sua importância. Pense dessas tarefas da sua rotina o que é URGENTE E IMPORTANTE. São coisas que você precisará concentrar mais energia.
O não essencialista acha que quase tudo é essencial (tudo é urgente e importante). Já o essencialista acha que quase tudo é não essencial e se concentra apenas no trivial - o que depende de você.
Mas como dizer não? Separe a decisão do relacionamento, não precisa usar a palavra não, concentre-se no que irá que perder: é mais fácil e troque popularidade por respeito.
Use a tecnologia a seu favor e aprenda a usar as ferramentas que já tem nas mãos para otimizar seu tempo!
GOOGLE AGENDA: Uso para marcar compromissos: consultas, reuniões,
CHECK-LIST/ PAPEL OU APLICATIVO: Liste suas tarefas diárias essenciais
OBJETIVOS DA SEMANA: Deixe em algum lugar visível como post-it
E para finalizar, aqui alguns truques para aumentar sua produtividade
-Seja assertiva na comunicação e encurte áudios longos
-Abra uma aba por vez no computador ou separe as página de navegação
-Tire as notificações de aplicativos que não são essenciais e roubam sua atenção
SE VOCÊ QUEBRA OS ACORDOS QUE FAZ COM VOCÊ, QUEM É QUE VAI CUMPRI-LOS?